Especialidades

Feridas

São lesões na pele que podem ser superficiais ou profundas, com ou sem infecção e que tem características próprias de cada causa, como as úlceras de pé diabético, venosas ou traumáticas.

icone

ÚLCERA VENOSA

Úlceras venosas, também conhecidas como varicosas, são feridas entre o joelho e a articulação do tornozelo, geralmente na parte interna da perna.

icone

PÉ DIABÉTICO

São Úlceras nos pés das pessoas com diabetes causadas por complicações da diabetes.

icone

LESÃO POR PRESSÃO

As Lesões por Pressão são causadas por pressão, fricção, cisalhamento e alteração do microclima nos pontos ósseos do corpo que suportam peso, como região sacral, quadris e calcanhares.

icone

OUTRAS FERIDAS

Outras feridas podem ser cirúrgicas, queimaduras, feridas traumáticas ou lesões derivadas de doenças dermatológicas ou ainda doenças raras com acometimento da pele.

Estomias

É a comunicação dos órgãos internos com o meio exterior. O tipo de estomia é definido pelo tipo de órgão ou víscera que será exposto.

icone

Colostomia

É a exteriorização da mucosa intestinal (intestino grosso) na parede abdominal.

icone

Ileostomia

É a exteriorização da mucosa intestinal (intestino delgado) na parede abdominal.

icone

Urostomia

É a exteriorização do sistema urinário na parede abdominal.

icone

Outras estomias

A designação do tipo de estomia é definida pelo tipo de órgão ou víscera que será exposto, como traqueia (traqueostomia) e estômago (gastrostomia).

Incontinências

É a perda de controle da bexiga, quando a incontinência é urinária, e do ânus, quando é fecal. Existem diversos tipos e causas de incontinências.

icone

Incontinência urinária

É a perda de controle da bexiga, variando de uma ligeira perda de urina após espirrar, tossir ou rir até a total incapacidade de controlar a micção.

icone

Incontinência fecal

É a incapacidade de controlar a eliminação das fezes.