Especialidades

Feridas

Lesões na pele que podem ser superficiais ou profundas, com ou sem infecção e que tem características próprias de cada causa, como as úlceras de pé diabético, venosas ou traumáticas.

icone

ÚLCERA VENOSA

Úlceras venosas (Uvs), conhecidas como varicosas também, são feridas entre o joelho e a articulação do tornozelo, geralmente na parte interna da perna.

icone

PÉ DIABÉTICO

Problemas nos pés das pessoas com diabetes são uma complicação comum, sendo as úlceras do pé diabético (UPDs) uma complicação séria

icone

LESÃO POR PRESSÃO

As úlceras por pressão são causadas por pressão, fricção , cisalhamento e alteração do microclima nos pontos ósseos do corpo que suportam peso, como região sacral (no dorso), quadris e calcanhares.

icone

OUTRAS FERIDAS

Outros tipos de feridas podem ser as feridas cirúrgicas, as queimaduras, as feridas traumáticas ou lesões derivadas de doenças dermatológicas ou raras com acometimento da pele.

Estomias

Comunicação dos órgãos internos com o exterior. O tipo de estomia é definido pelo tipo de órgão ou víscera que será exposto.

icone

Colostomia

Criada quando uma parte do cólon ou reto é removida e o cólon restante é levado para a parede abdominal.

icone

Ileostomia

Abertura criada cirurgicamente no intestino delgado, geralmente no final do íleo.

icone

Urostomia

Desvia a urina de uma bexiga doente ou defeituosa.

icone

Outras estomias

A designação do tipo de estomia é definida pelo tipo de órgão ou víscera que será exposto, como traqueia (traqueostomia) e estômago (gastrostomia).

Incontinências

Perda de controle da bexiga, quando a incontinência é urinária, e do ânus, quando é fecal. Existem diversos tipos e causas de incontinências.

icone

Incontinência urinária

Perda de controle da bexiga, variando de uma ligeira perda de urina após espirrar, tossir ou rir até a total incapacidade de controlar a micção.

icone

Incontinência fecal

É a incapacidade de controlar a eliminação das fezes. Esse distúrbio compromete a qualidade de vida e se manifesta mais nas mulheres do que os homens.